Mecânica básica, prevenção e tecnologia elétrica em pauta
A 13ª edição do projeto "Dona do Meu Destino” reuniu cerca de 200 mulheres em São Paulo, em 26 de setembro, para um workshop de mecânica automotiva com apoio da Nissan. Pela primeira vez, o evento incluiu uma estação dedicada à manutenção e funcionamento de carros elétricos, refletindo tendências e avanços do setor.
Ministrado na concessionária Carrera Nissan Barra Funda, o workshop proporcionou aulas teóricas e práticas em nove estações de aprendizado, utilizando SUVs Nissan Kicks, Kait e o sedã Versa. Temas como manutenção preventiva, interpretação de luzes de alerta, verificação de fluidos e calibragem de pneus ganharam destaque, sempre voltados à autonomia e segurança das participantes.
Destaque para a inclusão de carros elétricos: As mulheres tiveram contato direto com o Nissan Ariya, SUV 100% elétrico, aprendendo sobre peculiaridades dessa tecnologia. O conteúdo incluiu desde os cuidados básicos até diferenciais em relação aos veículos a combustão.
Prevenção e educação: Foram abordadas medidas de segurança e procedimentos emergenciais, essenciais para o dia a dia das motoristas e para a redução de riscos no trânsito.
Liderada pela técnica em mecânica Vittória Gabriela desde 2018, a iniciativa já atingiu mais de 2 mil mulheres, incentivando a presença e protagonismo feminino no setor automotivo. Segundo Rogério Louro, diretor de Comunicação da Nissan do Brasil, o apoio ao evento está alinhado à missão da marca de promover mais representatividade feminina em todos os âmbitos da cadeia automotiva.
O evento reforça o esforço pela diversidade e pela valorização de mulheres em áreas tradicionalmente masculinas, aproximando tecnologias emergentes, como a eletrificação, do público feminino. A iniciativa exemplifica caminhos para a orientação e a formação técnica de novas gerações de motoristas, em sintonia com as demandas de um mercado em transformação.