DATA - Data
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
Defendendo os interesses e representando a categoria.
NEWSD - Detalhe - do Mercado

Recall: Gol e Voyage são convocados por causa de cinto de segurança(12/12/2018 10:00)


 A Volkswagen está convocando os proprietários dos veículos modelos Gol e Voyage para um recall de segurança. O motivo é a que montadora teria constatado um “desvio dimensional da rosca da porca de fixação do fecho do cinto de segurança traseiro”, que em caso de colisão, poderá se soltar e deixar os ocupantes do banco traseiro, mesmo o central, desprovido da devida proteção.

 
Assim, poderão ocorrer lesões até graves, bem como riscos à vida dos passageiros e motorista. Apenas os ano/modelo 2018 e 2019, fabricados entre 16 de maio e 14 de junho de 2018, estão sendo chamados para essa convocação. Os números de chassis (não sequenciais) vão de JT156496 a KT010470.
 
A Volkswagen disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br para agendamento do serviço, que começa a ser feito na rede VW a partir de 17 de dezembro. Para efeito de proteção legal, a montadora recomenda aos clientes que preservem o documento fiscal que atesta a realização do serviço, a fim de que seja repassado adiante após a venda.
 
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
 
Gol e Voyage são dois clássicos que a Volkswagen mantém no mercado há mais de 37 anos, sendo que o hatch foi líder por 27 anos e recentemente ficou em segundo entre os carros mais vendidos, fato ocorrido em novembro. Já o sedã compacto ficou 11 anos fora do mercado e voltou na geração atual, tendo ainda boas vendas no Brasil. Ambos ganharam câmbio automático este ano.
 
Fonte: Notícias Automotivas